Setembro Amarelo é a campanha dedicada à prevenção do suicídio

Escutar (com o ouvido do coração) sem julgamentos!

Imagem: Artes/Pascom

Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio:

O dia 10 de setembro é dedicado ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, usando o “setembro amarelo” para divulgar ações de conscientização da população em geral, a respeito desse assunto.

Em 2024, o lema escolhido é “Se precisar, peça ajuda!”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que em 2019, mais de 700 mil suicídios foram registrados em todo o mundo e, considerando-se a subnotificação dos casos, acredita-se que esse número tenha ultrapassado 1 milhão de casos. No Brasil, as estimativas encontram-se ao redor de 14 mil casos/ano – 38 pessoas cometem suicídio por dia, em média. Durante a pandemia, observou-se um aumento importante na ocorrência de suicídio, entre adolescentes.

É uma causa de morte frequente entre adolescentes e adultos jovens (logo após acidentes de trânsito, tuberculose e violência) e os números mostram uma frequência maior no sexo masculino em países de alta renda, e no sexo feminino em países de baixa ou média renda. Para os católicos, o suicídio é um pecado muito grave, uma vez que a vida é o maior dom que recebemos de Deus. Porém existem situações que diminuem a culpa do suicida, como doenças mentais, ou o sofrimento da tortura, por exemplo. Portanto, não se deve julgar que todo suicida esteja condenado, sem chance de obter a misericórdia de Deus.

Site www.setembroamarelo.com disponibiliza downloads de materiais educativos e para divulgação da campanha.

“Certa vez, São João Maria Vianney, também conhecido como Cura D’Ars, ao celebrar a Santa Missa notou que uma mulher vestida de luto estava no final da igreja chorando, seu marido havia se suicidado na véspera, saltando da ponte de um rio. O santo foi até ela no final da Celebração Eucarística e lhe disse: Pode parar de chorar, seu marido foi salvo, está no Purgatório; reze por sua alma. E explicou à pobre viúva: Por causa daquelas vezes que ele rezou o Terço com você, no mês de maio, Nossa Senhora obteve de Deus para ele a graça do arrependimento antes de morrer. Não devemos duvidar dessas palavras.”

Por Rosana T. (Pascom)

Fontes:
Prof. Felipe Aquino/Editora Cleofas
Site Institucional do Setembro Amarelo
Formação Canção Nova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima