Conscientização sobre a prevenção!
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil e traz consequências sociais significativas, especialmente no âmbito familiar, com o estresse emocional, a ansiedade e mudanças na dinâmica da família. Do ponto de vista econômico, acarreta em redução da produtividade e perda de renda, além dos custos do tratamento, que são onerosos tanto no serviço de saúde público, quanto no privado.
O movimento “Outubro Rosa” foi iniciado na década de 1990, com a ideia de promover a conscientização sobre o câncer de mama e a importância de sua detecção precoce. A cor rosa foi escolhida como símbolo da luta contra a doença, representando a solidariedade entre as mulheres.
Foi a partir dos anos 2000 que a campanha do Outubro Rosa começou a ganhar maior espaço no Brasil, proporcionando uma oportunidade para a promoção da saúde da mulher, incentivando a realização regular de exames preventivos, pois a identificação da doença em fase inicial possibilita um tratamento mais eficaz e com maior chance de cura.
A prevenção primária do câncer de mama inclui hábitos saudáveis de vida, incluindo a amamentação – considerada um importante fator protetor. O auto-exame das mamas consiste na observação e palpação das mamas, sem técnica específica, para a descoberta de pequenas alterações. Os sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama incluem:
- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- pele da mama avermelhada ou parecida com a casca da laranja (“furinhos”)
- alterações no bico (mamilo), ou saída de líquido
- caroços (nódulos) no pescoço e/ou nas axilas.
A prevenção secundária conta com a realização de mamografia – exame de imagem radiológica que permite o rastreamento de lesões nas mamas, podendo identificar a doença antes de aparecerem sintomas. Em alguns países, o Outubro Rosa inclui programas de triagem, com a oferta de exames de mamografia gratuitos ou a custo acessível, especialmente onde o acesso à saúde é limitado.
Em 2024, o objetivo da campanha é informar e motivar a todos – população e profissionais de saúde – a promover o cuidado integral da saúde da mulher, com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e também do câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras – associado à infecção persistente pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). Está em curso uma chamada global para a eliminação desta doença, por ser praticamente 100% prevenível por vacina (para o vírus HPV) e rastreamento (Teste Papanicolau).
Oração
Senhor, abençoe e proteja todas as pessoas na batalha contra o câncer de mama! Que elas nunca percam a fé e a vontade de lutar. Amém!
Por Rosana T. (Pascom)
Reprodução/Fonte/Consulta: site gov.br