Prevenção e Diagnóstico Precoce no Câncer de Próstata!
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, correspondendo a cerca de 28% das mortes por neoplasias na população masculina. Estima-se que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O diagnóstico precoce é o que aumenta a chance de cura: todos os homens a partir dos 45 anos devem procurar o urologista anualmente para avaliar a realização do toque retal – exame que permite avaliar aumento, endurecimento e presença de nódulos na próstata, e sobre a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue.
O “novembro azul” é uma campanha originária da Austrália, atualmente promovida em vários países para a conscientização dos homens a respeito da importância do hábito de consultar um médico anualmente e realizar exames preventivos para o câncer de próstata.
“Não espere sentir dor para buscar ajuda. Faça os exames preventivos e esteja um passo à frente no cuidado da sua saúde.”
Fontes: Agência Brasil, Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde), Sociedade Brasileira de Urologia e Instituto Lado a Lado
Texto por: Rosana T. / Arte: Pascom