Dia de São Casimiro

São Casimiro foi herdeiro de títulos de grandeza como Príncipe da Polônia e Rei da Hungria, mas escolheu seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, tornando-se o primeiro santo jovem leigo da era moderna.

Seu trabalho na realeza era exemplar – tornou-se um exemplo de cavaleiro cristão, modelo de castidade e protetor da Igreja contra a heresia protestante. Lutou valentemente para que a verdadeira Igreja fosse favorecida. Atacou duramente as heresias e os movimentos subversivos da época. Foi capaz de conciliar ser fiel servo de Deus com seu papel político, tratando com sucesso assuntos financeiros e questões diplomáticas.

Em 4 de março de 1484, aos 25 anos, entregou sua alma ao Criador. Foi sepultado na catedral de Vilnius, capital da Lituânia, na capela dedicada a Nossa Senhora.

Em 1521 foi canonizado pelo Papa Leão X, após a confirmação de vários milagres. Seu nome é glorificado no calendário litúrgico em 4 de março, quando milhares de fiéis vão venerar suas preciosas relíquias em Vilnius.

Em 1943 o Papa Pio XII proclamou São Casimiro Patrono principal da juventude lituana em qualquer parte do mundo.

“São Casimiro, vós que tivestes tudo para reinar soberanamente e usufruir do que desejásseis, preferistes o caminho da santidade. Quanto vos louvo por essa vossa escolha cheia de sabedoria ante a efemeridade desta vida. Dai aos nossos jovens do mundo inteiro, por vossa intercessão junto a Jesus Cristo e a Santa Mãe dos Céus, o despertar das mais santas vocações sacerdotais. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-casimiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *