Em 08 de dezembro de 2021, por ocasião do 150º aniversário da Declaração de São José como padroeiro universal da Igreja, o Papa Francisco nos entregou uma linda Carta Apostólica: “PATRIS CORDE”. (Coração de pai)
São do Papa Francisco as seguintes palavras:
“…, gostaria de partilhar convosco algumas reflexões pessoais sobre esta figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós.”
“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade. “
“O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo.”
Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra. É com estas palavras que, ao longo da Carta Apostólica o Papa descreve São José.
O protagonismo de José é sem paralelo na história da salvação. Confiando na palavra do anjo ele acolhe Maria sem colocar condições prévias. Ampara aquela que foi escolhida para ser a mãe do salvador e com ela educa Jesus ensinando-o a fazer a vontade do Pai.
Fonte: Carta Apostólica “Patris Corde”