História da Paróquia
Toda nossa região estava loteada. Então, a “Sociedade de Loteamentos Vila Zelina”, fez a doação de uma área, no centro do loteamento, para que nela se construísse uma igreja, com o objetivo de atrair compradores para os terrenos ao seu redor.
Essa doação, ocorrida em Setembro de 1934, teve como beneficiária a Comunidade Católica Romana de São José, presidida pelo padre lituano Benediktas Sugintas. Foi ele quem liderou a construção da igreja São José de Vila Zelina com a ajuda financeira e braçal dos imigrantes lituanos e doações provenientes dos EUA e da Lituânia.
A CONSTRUÇÃO DA IGREJA
Os novos moradores da vila, cientes da importância da existência da igreja e da possibilidade de formarem uma comunidade ao redor dela, destinavam parte de seus parcos salários de trabalhadores, maioria deles não qualificados, para a construção da igreja. E não só isso, ajudavam em mutirões nos finais de semana no erguimento da igreja. Dizia-se ainda que enquanto construíam suas próprias casas, era um tijolo para casa e outro para a igreja.
O Pe. Benediktas Sugintas pedia doações para lituanos em outros bairros, na Lituânia e até nos E.U.A, onde contava com colaboradores. A última missa na capela da escola de Vila Bela foi celebrada em 09 de fevereiro de 1936 e neste mesmo dia o altar e pertences litúrgicos foram solenemente trasladados para a nova igreja, em Vila Zelina.
Assim, a igreja São José de Vila Zelina, foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1936, data da independência da Lituânia, com a presença do bispo dom José Gaspar de Affonseca e Silva, no prazo previsto, pois a construção iniciou-se logo depois da doação em 1934. A igreja foi consagrada paróquia em 25 de janeiro de 1940, há oitenta anos atrás.