Nossa Senhora de Šiluva

Por que essa aparição não é conhecida?

Imagem: Artes/Pascom

A partir do final do século XVIII, até o início do século XX, a Lituânia viveu sob domínio do Império Russo. Esse período foi caracterizado por restrição da liberdade, perseguição religiosa e proibição do ensino da língua lituana.

Acredita-se que foi durante esse período, no século XIX, que iniciou-se a formação da Colina das Cruzes, onde os lituanos depositavam cruzes durante a noite como protesto contra a perseguição religiosa sofrida com o Império Russo.

Após um período de independência entre as duas grandes guerras mundiais, a Lituânia novamente viu-se sob domínio da União Soviética, quando a repressão religiosa e, especialmente a devoção à Nossa Senhora, acentuaram-se fortemente. Durante o período sob domínio soviético, a menção do santuário de Šiluva pela imprensa era proibida, e visitas ao santuário eram dificultadas com proibições de acesso, multas pesadas e muitas vezes rebocamento dos carros no perímetro que circunda o santuário.

Os fiéis que compareciam ao santuário sempre o faziam arriscando-se muito. Policiais paravam e multavam motoristas sem motivo aparente, e bloqueios nas estradas eram realizados. A estátua de Nossa Senhora que se encontrava na praça central da cidade de Šiluva foi substituída por um monumento soviético. As procissões eram proibidas e quando ocorriam, participantes e organizadores eram demitidos de seus empregos.

A queda da União Soviética e a independência da Lituânia, proclamada e reconhecida internacionalmente, possibilitou que o santuário voltasse a atrair muitos fiéis, e a estátua foi recolocada na praça da cidade. Atualmente, Nossa Senhora de Šiluva é invocada como a padroeira de quem perdeu a fé e dos que rezam pela restauração da fé.

Oração
“Comovidos com as tuas lágrimas, possamos nós, como os nossos antepassados, reavivar o espírito de adoração ao teu Filho em nossos corações, fortalecer a estrutura frágil do santuário que é a família, trazer de volta os teus filhos pecadores e perdoar os pecados da nossa nação. Nossa Senhora de Šiluva, intercede pelos vossos filhos pecadores. Traga-os para casa, de volta para Jesus”.

Por Rosana T. (Pascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima